terça-feira, 9 de julho de 2013

O número de veículos registrados no Rio Grande do Norte só aumentam.

Natal tem dois veículos para cada três habitantes com mais de 18 anos
Números do Departamento Estadual de Trânsito apontam que mais de 35% dos veículos do RN estão na capital potiguar


Não é por acaso que a mobilidade urbana é um dos principais problemas em discussão em Natal. Segundo os números e estatísticas do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), o número de veículos registrados no Rio Grande do Norte só aumentam, contudo, os problemas para o trânsito podem ser refletidos, principalmente, na capital do Estado. Afinal, em território natalense, são mais de 328 mil veículos registrados e aptos para rodar.


De posse desse dado e sabendo que o número de eleitores em Natal é de pouco mais de 522 mil e que a grande maioria deles tem mais de 18 anos (que é quando o voto passa a ser obrigatório), pode-se dizer que na capital do Estado há dois veículos para cada três habitantes maiores de idade. Um número, sem dúvida, impressionante. Sobretudo porque representa 35% do total de veículos em todo Estado.

E ressalta-se que esses números são referentes apenas aos de Natal e não da região metropolitana da Capital. Afinal, quando se vai para Parnamirim, as estatísticas lá demonstram que há mais de 73 mil veículos registrados e aptos para transitar. A cidade “trampolim da vitória”, sozinha, representa quase 8% do total de veículos no Estado. Ou seja: quase 40% dos veículos do Rio Grande do Norte, segundo o Detran, estão em Natal e Parnamirim.


Claro que quando se fala em Natal (e em Parnamirim), o número de veículos não significa a quantidade de carros. Na realidade, dos 328 mil veículos de Natal, “apenas” 194 mil são carros. Outros 73 mil motocicletas, 4,4 mil motonetas, 6 mil caminhões, 18 mil caminhonetes e 14 mil camionetas. Com base nesses dias, confirma-se também a preferência pelo transporte individual e não o coletivo. Afinal, o número de ônibus (2,4 mil) é 81 vezes menor que o número de carros.

Motos


Com relação ao Rio Grande do Norte, o número de veículos chega a ser de 411 mil carros e 327 mil motocicletas


(além de 44 mil motonetas), o que demonstra um claro crescimento no número de veículos de duas rodas. A diferença é de “apenas” 40 mil unidades, aproximadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário