quarta-feira, 31 de julho de 2013

PREFEITO PERDE O SEU LÍDER NA CÂMARA MUNICIPAL! JÚLIO PROTÁSIO INSATISFEITO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE EM FECHAR O POSTO DE SAÚDE DO JIQUI

O vereador Júlio Protásio  (PSB) não é mais líder da bancada do prefeito Carlos Eduardo Alves na Câmara Municipal de Natal. Apesar de ainda não oficializada ao bloco governista e à imprensa,  a decisão foi tomada pelos recentes desgastes provocados pelo fechamento do posto de saúde de Jiqui, região de um forte eleitorado do vereador, e do anúncio da extinção do Programa de Incentivo à Educação Universitária (Proeduc) de autoria dele.


Em recente reunião com o prefeito  Carlos Eduardo Protásio  teria se queixado da decisão do secretário municipal de Saúde em fechar o Posto de Saúde do conjunto Jiqui, na zona sul, uma das principais bases eleitorais do vereador do PSB.

Outro  ponto determinante  para Protásio entregar a liderança foi o anuncio da Prefeitura de extinguir o Proeduc, que beneficia com bolsas de estudos em universidades privadas 12 mil estudantes oriundos de escolas públicas.  Os alunos beneficiados tem descontos de 50% no valor da mensalidade. As universidades que participam do programa podem abater dos impostos municipais até 50% do valor que deixa de ser pago pelos alunos.

Há tempos Júlio Protásio vinha tendo desgastes com o prefeito por pontos de vista divergentes e pela falta de articulação entre o Legislativo e o Executivo. No caso da suspensão do Proeduc, Júlio foi informado por meio da imprensa de que o programa de autoria havia sido suspenso. Já no episódio do Jiqui um acordo prévio garantiu o funcionamento da unidade até uma série de audiências públicas, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) optou por fechar e discutir uma possível reabertura somente após as audiências descumprindo o que foi firmado com o líder.

A situação estava tão delicada, que, ocupando o posto de líder, o peessebista já vinha enfrentando alguns atritos internos dentro do próprio partido. Como no episódio da renovação dos contratos de alugueis da Prefeitura de Natal, em que ele e Júlia Arruda tiveram pontos de vistas diferentes. Alguns vereadores da oposição já acreditam que Júlio pode ter um posicionamento mais incisivo, mesmo continuando na base de sustentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário